Antes de remodelar os processos organizacionais de uma empresa, é preciso avaliar se essas alterações terão efeito realmente positivo para empresa. Bem como se aproximarão o negócio dos objetivos traçados em planejamento estratégico.
Elegemos, então, algumas perguntas básicas que todo gestor/empreendedor deve se fazer antes de investir na remodelagem de processos organizacionais de uma instituição.
Processos organizacionais: 5 Perguntas a se fazer antes de mudar os seus
Todo e qualquer negócio tem suas ações estratégicas feitas por meio de processos. As operações internas e externas da empresa é que a permitem continuar funcionando. Dessa forma, investir na modelagem correta para adequar os processos organizacionais às demandas da empresa é indispensável.
Quando se nota algo errado nos processos (o que é muito comum), logo de cara se pensa em reajustar e remodelar as operações. Pode ser que você precise identificar mais minúcias antes de alterar alguma coisa.
E para ajudar na identificação, faça a si mesmo as seguintes perguntas sobre seu negócio:
#1 Sua remodelagem de processos organizacionais é mesmo necessária? Se sim, por que?
Deve-se perguntar: o que, por que e como será remodelado. Bem como qual será a referência de comparação para garantir que a mudança foi realmente positiva.
Se você teve como ponto de partida para sua remodelagem a identificação de alguma falha nos processos, é fundamental identificar cada detalhe. Como sua remodelagem de processos organizacionais vai impactar na falha e acabar com ela?
Quais as necessidades dessa mudança? Como, quando e por que ela será aplicada? Onde ela será aplicada?
Pode ser que já nessa primeira pergunta você descubra, com as respostas, que a remodelagem de processos organizacionais é desnecessária ou inviável. Podendo resolver o problema com algum ajuste operacional ou financeiro.
#2 Você (seu gestor ou empresa) tem uma visão de longo prazo?
Se não tem, sabe que precisa remodelar processos organizacionais para isso, certo?
Deve-se questionar como a mudança vai impactar positivamente a curto, médio e longo prazo. Se a mudança atende somente a uma das “categorias”, deve-se esclarecer e definir porque ela é positiva nesse contexto (curto, médio e longo prazo).
É imprescindível que a remodelagem de processos seja feita em compatibilidade com a visão traçada pela empresa. A visão permite que os gestores e diretores conheçam detalhadamente as operações, rentabilidade, lucratividade, lucros e eventuais prejuízos dentro de curto, médio e longo prazo.
A visão é fundamental e é o que garante que sua empresa não irá à falência na primeira instabilidade de mercado ou recuo de caixa. O que nos leva à próxima pergunta, que se relaciona muito com essa.
#3 Qual será o custo da mudança dos processos organizacionais?
Sem a visão de curto, longo e médio prazo, você simplesmente não tem como saber o impacto que a remodelagem de processos organizacionais causará no caixa. Seja positiva ou negativamente.
E isso é fundamental, visto que qualquer mudança operacional deve ser minuciosamente analisada. Os resultados visados e as eventuais “falhas” de processo devem ser consideradas. E é para entender melhor esses detalhes que o gestor deve se fazer as perguntas deste artigo!
Por isso, entenda com precisão qual será o custo da mudança e como ela vai impactar no fluxo de caixa dentro de um prazo curto, médio ou longo de tempo.
#4 Quais resultados se deseja obter com a mudança?
Essa pergunta fica mais ao final porque respondendo às anteriores se torna mais fácil definir a resposta para esta.
Quais resultados se deseja obter com a mudança? Se falamos de empresas maiores, de segmento fabril, pode ser que os resultados impactem diversos setores. Deve-se pensar com cuidado em todos esses detalhes.
Você deve ter concluído, após a leitura, que o planejamento da mudança deve ser extremamente qualificado, certo? Por isso, apresentamos o método de gestão de processos de negócios BPM, que pode te ajudar na redefinição de processos organizacionais. Olha só:
#5 Gestão de Processos de Negócios BPM – você conhece?
A Gestão de Processos de Negócios BPM (Business Process Management) gira em torno de um ciclo de 6 etapas. Como na foto abaixo:
Dessa forma, cada etapa do ciclo é trabalhada em pormenores que otimizam a gestão, os processos e a qualidade das operações gerenciadas em função de resultados.
Você pode conhecer mais sobre a modelagem de processos BPM conferindo o seguinte material do nosso site:
→ Modelagem: Por onde começar a modelagem dos processos na minha empresa?
Diagnóstico de Processos: Você precisa conhecer a importância dele!
Ao longo da leitura deste artigo você deve ter notado que é fundamental identificar muitos detalhes não apenas organizacionais antes de fazer alterações nos processos, certo?
Essa é só mais uma evidência da importância do DIAGNÓSTICO DE PROCESSOS para fazer projetos coerentes, qualificados e realmente assertivos. O diagnóstico de processos organizacionais pretende mapear e evidenciar todos os fatores atuantes, ativos e passivos no funcionamento das operações.