Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Preço de venda: Saiba como Precificar seus Produtos

O preço de venda e a precificação dos produtos é uma questão que esbarra em todo e qualquer empreendedor. E é fundamental dominar o assunto com excelência, já que o preço de venda e a precificação podem comprometer seu lucro.

Decidimos reservar um artigo inteiro para esse assunto. Aqui, você poderá entender melhor o que é o preço de venda, como precificar seus produtos e qual a importância disso para o seu negócio. Além de algumas ressalvas sobre os possíveis impactos de uma má precificação. Vamos lá?

Entendendo melhor o preço de venda…

Dois fatores são de extrema importância na hora de calcular o preço de venda. Os custos de produção e a análise dos preços de mercado. Muitos empreendedores se enganam ao atentar somente para os custos e precificar os produtos somente com base nisso.

Ignorar o mercado pode comprometer o sucesso do seu negócio e também deixar seus preços incompatíveis com os da concorrência, podendo tirar você do “jogo”.

Da mesma forma que olhar somente para o preço do mercado pode fazer com que você comprometa o sucesso do negócio cobrando o preço errado.

Formação de preço: Entenda a importância para seu lucro

De maneira geral, o preço de venda deve considerar alguns aspectos antes dos cálculos. Enquanto os cálculos devem seguir algumas etapas.

Mas cabe defini-lo como nada mais, nada menos do que o PREÇO com o qual seus produtos serão vendidos.

Para calcular o preço de venda você deve considerar:

#1 O custo unitário do produto (valor de compra no caso dos comércios. Soma dos valores das matérias primas e insumo, nos casos das indústrias e fábricas).

#2 Despesas variáveis do produto por unidade (impostos, comissões, embalagens, emissão de boletos, etc.)

#3 Despesas fixas do produto por unidade (administrativas, ocupacionais etc.)

#4 O lucro pretendido.

Se ao final da conta o preço de venda resultar em um valor acima do de mercado, recomenda-se uma análise para redução dos gastos.

07 Estratégias para reduzir custos e aumentar a eficiência

Como precificar meus produtos?

Para fazer uma boa precificação é preciso ter um excelente sistema de custeio, controle eficientes de produção (se for o caso). Com todas as informações econômicas e financeiras bem mapeadas e analisadas, direcionando a tomada de decisão.

Deve-se levar em conta o preço de venda, o lucro pretendido, os custos variáveis e fixos. E, somente então, calcular o markup e trabalhar na precificação para atender os resultados almejados.

Você pode conferir o artigo abaixo em que há um relato de um case de empresa bem sucedida na precificação por ter um controle rigoroso das vendas, feito de maneira automatizada.

ARTIGO→ A importância da Precificação para o Lucro nas Vendas

O  que pode acontecer se eu precificar os produtos de forma inadequada?

É recorrente entre as empresas de pequeno porte a ausência de critérios e indicadores eficientes para a precificação de produtos e serviços. Muitas vezes o preço de venda definido se baseia somente nos concorrentes de mercado. Ou mesmo no índice de custo de matéria prima (o markup).

Isso impede as empresas de enxergar o impacto da precificação inadequada no fluxo de caixa e na rentabilidade do negócio, o que pode causar enormes consequências no futuro.

Também é comum nos depararmos com empresas que encarregam o departamento de vendas com o trabalho de fazer a precificação.

Leia mais→ Preço Errado, Empresa Fechada

Podemos concluir que o preço de venda definido pela precificação qualificada de produtos e serviços é a garantia da saúde financeira de qualquer negócio.

Se quiser saber mais sobre como aumentar seus resultados com a precificação correta, acesse os materiais educativos gratuitos: