Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Transformação de Processos: 5 Motivos para Investir Nela!

A transformação de processos tem como objetivo o aperfeiçoamento das formas de realizar os trabalhos/tarefas/operações. Dentro de qualquer empresa tudo que se faz é um processo. A transformação deles consiste em mudar práticas, métodos, fluxo de trabalho e muito mais.

Nesse contexto, decidimos falar sobre alguns motivos pelos quais sua empresa simplesmente precisa investir na transformação de processos de maneira eficaz. Continue lendo para conferir!

O que é transformação de processos?

No contexto de gestão empresarial, transformar significa encontrar a melhor maneira de praticar um processo. Na verdade, de praticar todos os processos internos e externos de uma organização.

Embora a transformação de processos possa ser amedrontadora para muitos gestores e equipes, ela é fundamental para a prosperidade da empresa. Com um bom gerenciamento e a mudança gradual da cultura organizacional, a tendência é que o pensamento “sempre foi assim, não é agora que vai mudar” se rompa aos poucos.

Concluindo, se a transformação tem por objetivo aperfeiçoar um trabalho dentro da empresa, ela pode significar diversas coisas. Um novo equipamento, modo de produção, novas aplicações, mudança de infraestrutura e do fluxo de trabalho, etc.

É daí que vem a necessidade de tomar cuidado ao analisar os processos, investigando o que é necessário e viável no momento.

O que é Análise de Processos e Como fazer?

5 Motivos para sua empresa Investir na Transformação de Processos

A melhoria contínua dos processos visa melhorar também o desempenho destes, garantindo o alcance de objetivos e execução de estratégias planejadas.

Confira os 5 motivos para investir na transformação de processos:

#1 Construir visão de curto, médio e longo prazo

A transformação exige uma visão clara das operações e de como serão feitas. Todos os envolvidos devem entender porquê a mudança está sendo feita e como ela vai impactar positivamente. O que deve motivar um senso de urgência na equipe.

Dessa forma, – e, é claro, com planejamento, gerenciamento, estratégia e modelagem minuciosos – será possível traçar a visão de curto, médio e longo prazo para o crescimento da empresa. Analisando possíveis problemas futuros, bem como lucros, eventuais investimentos, inovações e novas transformações.

#2 Manter-se no mercado

Qualquer negócio precisa mudar e ser flexível constantemente. Só assim é possível permanecer competitivo e dentro do mercado. Muitas empresas se tornaram obsoletas, com processos demorados, caros e/ou manuais. Estas perdem o privilégio no mercado.

Enquanto as organizações que se adaptam investindo em soluções tecnológicas que realmente transformam o processo (não apenas modernizam o obsoleto) realmente obtém os resultados que desejam e permanecem competitivos.

#3 Melhoria no desempenho das equipes

Os processos bem definidos guiam, orientam e norteiam o trabalho de qualquer equipe. Com uma comunicação clara e efetiva, é possível garantir que todos compreendam as mudanças. E, assim, compreendam seus devidos papéis dentro desse novo contexto.

A tendência é que, dessa maneira, o desempenho das equipes melhore, visto que a transformação dos processos visará o melhor aproveitamento do tempo, melhor definição e distribuição de tarefas, soluções práticas para pequenos problemas que tomam muito tempo para resolver, etc.

Gerenciar a transformação de processos com foco nos papéis das pessoas de cada equipe aumenta muito a probabilidade da sua mudança ser bem sucedida. Além de mais rápida e eficaz para o alcance de objetivos.

#4 Estratégia e métricas para alcançar objetivos

Considerando que a transformação é motivada pela necessidade de mudar as ações anteriormente tomadas para alcançar os objetivos traçados, entendemos que na transformação de processos temos novas estratégias.

Muda-se a estratégia e as métricas que analisam os avanços da aplicação dessa estratégia em função do objetivo.

E com uma boa gestão, análise e modelagem dos processos, a tendência é que você colabore ainda mais à favor desses objetivos, modelando novos processos que favoreçam o alcance do objetivo traçado.

Além disso, será possível traçar novas métricas para acompanhar os novos processos. Podendo, assim, analisar avanços, falhas, “buracos”, soluções, etc.

#5 Melhor aproveitamento de recursos

Investir na transformação de processos realmente eficaz e qualificada já significa uma otimização do aproveitamento de recursos. Visto que você estará investindo nos processos com foco em resultados, o recurso será bem direcionado.

Além disso, as mudanças devem se voltar para o uso correto, econômico e qualificado de recursos. Entende-se recursos como tudo o que é “fonte” para o funcionamento da organização:

-tecnologias, máquinas, instrumentos, tarefas, disposição de equipes, etc.

De maneira geral, deve-se, antes da transformação, fazer o projeto de gestão, estratégia e modelagem de processos. E, então, uma análise de desempenho. Se a transformação não partir de um diagnóstico e análise de desempenho, pode ser que o esforço seja gasto em vão.

Esperamos que este conteúdo tenha sido enriquecedor. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário!