A sua empresa tem controle financeiro ou gestão financeira? Para responder a essa pergunta e também para saber qual a resposta ideal para ela, você precisa entender as diferenças entre controle e gestão financeira.
Além disso, também é válido perguntar: você conhece a importância dessas duas “medidas” para qualquer empresa?!
A gestão adequada conta com o controle financeiro detalhado, o que impacta nos seus resultados trazendo o fluxo de caixa necessário para a sobrevivência de qualquer empresa, como falamos no artigo anterior e também em vários outros.
(Clique aqui para conferir o blog)
Mas afinal…
O que é controle financeiro?
O controle financeiro nada mais é do que as formas pelas quais a empresa registra todas as finanças. Entradas e saídas, contas futuras a pagar e receber. Dentre outros controles básicos que citamos no material gratuito “Guia de Gestão Financeira: Versão 2.0”
Ou seja, você deve ter reparado que, dessa forma, o controle financeiro funciona como “ferramenta” para garantir a qualidade da gestão financeira. E esta deverá fazer bom proveito dos controles para, assim, direcionar estratégias e garantir a visão de curto, médio e longo prazo.
E gestão financeira?
O grande objetivo de implantar e otimizar a gestão financeira é focar nos resultados de forma eficaz. E isso se faz ao passo que ao ter um controle financeiro rigoroso, o gestor financeiro pode ter uma visão completa das operações da empresa.
Podendo, assim, ter um fluxo de caixa projetado, direcionando os diretores a tomadas de decisão adequadas para o sucesso da empresa. Além de viabilizar a visão de curto, médio e longo prazo de que tanto falamos.
A qual, por sinal, é imprescindível para garantir que a empresa esteja sempre adiantada à possíveis instabilidades.
Concluímos, então, que o controle financeiro fornece um sistema de informações adequado para alimentar o fluxo de caixa, dos fatos ocorridos mensalmente e das despesas futuras planejadas. Garantindo, assim, a gestão estratégica das finanças (ou seja, a gestão financeira).
Como a gestão financeira impacta no resultado das empresas?
Considerando que a gestão financeira representa o conjunto de ações e procedimentos que auxiliam e dão suporte à administração e ao controle financeiro das empresas, podemos entender que projetar o futuro financeiro de uma empresa por meio da gestão é fundamental.
Uma vez que simplesmente “sobreviver” não é o propósito de nenhum gestor ou empreendedor, garantir uma gestão financeira eficiente e inteligente é garantir a prosperidade do negócio.
Com o controle financeiro e a gestão adequadas, o aumento do lucro e a geração de caixa se tornam objetivos viáveis.
Ou seja, sua empresa não sentirá mais o impacto das dívidas, do aperto e do improviso no fim do mês e nem da falta de tempo e capital para investir em novidades.
Se você deseja otimizar sua gestão e aprender ainda mais sobre os controles financeiros, inscreva-se no nosso minicurso Jornada de Gestão Financeira na PRÁTICA!
Ao longo de 10 dias você receberá materiais exclusivos para aperfeiçoar cada vez mais sua gestão!