Na década de 1960, professores da Universidade Stanford faziam a análise das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. Desse estudo nasceu uma das ferramentas mais clássicas na administração: a Análise SWOT, que atravessou décadas e ainda hoje está presente no planejamento estratégico de grandes empresas, trazendo um diagnóstico da situação atual e fornecendo informações importantes para planejar o futuro da organização.
Para que serve?
A Análise SWOT é uma ferramenta simples e útil que permite enxergar as forças e fraquezas da organização e identificar fatores que podem influenciar de forma positiva ou negativa, de forma que seja possível melhorar o que já é bom, corrigir o que está ruim e ainda aproveitar as oportunidades e se preparar caso surja alguma ameaça.
E não apenas para o planejamento estratégico empresarial, a ferramenta pode ser usada para analisar a viabilidade de um projeto, colocando na balança os prós e os contras, pontos positivos e negativos e os fatores que podem contribuir para o sucesso ou fracasso do projeto em questão.
Quem deve fazer?
Varia de acordo com o porte da empresa, mas em geral, participam da análise swot: os gestores do negócio, que possuem uma visão ampla da organização, profissionais de marketing, que farão a análise do cenário, e ainda os especialistas de todas as áreas, que conhecem de perto o dia-a-dia da atividade.
Recomendamos que não seja centralizada apenas na diretoria, e que realmente envolvam todas as áreas no processo, isso permite que a análise seja mais completa e assertiva, além de gerar o engajamento da equipe.
Como usar?
O primeiro passo para fazer a análise é montar a Matriz SWOT, conforme a imagem abaixo. Os fatores do ambiente interno são divididos entre S – Strengths (Forças) e W – Weaknesses (Fraquezas) e os fatores do ambiente externo em O – Oportunities (Oportunidades) e T – Threats (Ameaças).

Ambiente interno
Inicie mapeando o ambiente interno, o que está dentro da organização, se relaciona ou faz parte dela. Tudo aquilo que está no seu controle, sobre o qual você pode agir e intervir, ou seja, tudo o que é gerenciável. Aqui estão os seus pontos fortes e fracos.
As forças representam suas qualidades e vantagens sobre a concorrência. Cuidado para não ser muito otimista, tenha os pés no chão e valide o seu pensamento com outras pessoas do ramo, deve traduzir a realidade do mercado e não a sua opinião pessoal.
Já as fraquezas te desfavorecem, podem interferir ou prejudicar o andamento do negócio. Algumas pessoas têm dificuldade em pensar nos pontos fracos, tente pensar como suas oportunidades de melhoria, ou então o que faz perder vendas ou aumentar custos. E não se esqueça de elaborar um plano de ação para tratá-los.
Ambiente externo
Aqui estão aqueles fatores sobre os quais você não tem controle, mas se forem mapeados e acompanhados é possível tomar ações para minimizar os riscos e maximizar os resultados: clima, economia, legislação, política, inovação tecnológica, novos concorrentes, entre outros.
As oportunidades provem do fator externo que cria um cenário favorável à organização. Cuidado para não se empolgar nas oportunidades e perder o foco do seu planejamento estratégico. Tenha em mente os objetivos da organização.
As ameaças são o oposto, atacam negativamente a organização e podem prejudicar diretamente os resultados. Aqui você pode começar listando os problemas que você pode enfrentar ou está enfrentando com a concorrência.
5 Dicas para o sucesso
- Sempre faça comparações com a sua concorrência;
- Seja objetivo e conciso, evite listas muito longas, foque no que é realmente relevante.
- Após listar cada item e organizar em quadrantes conforme o exemplo acima, atribua notas de impacto de 0 (positivo) a 10 (negativo), isso irá mostrar o que priorizar na hora de agir;
- Analise como os elementos se relacionam entre si: as forças podem ser usadas para maximizar as oportunidades ou minimizar as ameaças? O mesmo com as fraquezas.
- Inicie um plano de ação. Execute-o!
Exemplo famoso
Seque abaixo um exemplo famoso para clarificar o entendimento:

Caso queira saber mais sobre Análise Swot ou precise de ajuda para construir a sua, entre em contato com a equipe da Ideia que teremos imenso prazer em ajudá-lo.
Gabriela Pescador
CRA-PR 28596