Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

A Profissionalização da Gestão Empresarial

Profissionalizar a gestão empresarial pode resultar do crescimento do próprio negócio, pela entrada de novos concorrentes, produtos importados, margens menores, clientes mais exigentes, novas regulamentações do governo, aumento da transparência etc. Sendo estes são alguns fatores que podem impulsionar uma empresa a querer melhorar para manter-se competitiva e sustentável no mercado.

Para aprofundar nosso estudo, escolhemos alguns fatores, dentre eles:

A Concorrência

Isso porque o mercado concorrente sempre traz inovação, melhores produtos e processos. E o cliente, percebendo isso, troca de fornecedor por causa de centavos. Uma ação que toda empresa pode fazer é monitorar constantemente os concorrentes comparando com os serviços que oferece atualmente, procurando registrar e disseminar isso para toda organização.

Esse monitoramento pode ser feito pela equipe de vendas, diretores e até profissionais da área de suprimentos. Conhecer os produtos e serviços para agir perante os concorrentes e clientes é fundamental para ganhar mercado. Recomendamos uma análise dos pontos fracos, fortes, ameaças e oportunidades no mercado consumidor e concorrente.

Os Clientes e a satisfação deles

Outro fator são os clientes: estes são a base para a necessidade de profissionalizar as empresas, pois os clientes percebem rapidamente o amadorismo demonstrado através de atrasos, retrabalho etc. Entender suas necessidades para atender com excelência é pré-requisito. A empresa pode usar toda a estrutura existente para captar a necessidade do cliente, por exemplo, realizar uma pesquisa de satisfação semestralmente é o mínimo que toda empresa que tem o foco no cliente deveria fazer para entender suas necessidades.

A importância do Diagnóstico empresarial

A produtividade na sua gestão empresarial

Também temos o fator produtividade, toda empresa quer fazer mais com menos, sendo eficiente e eficaz em suas operações, porém todas geram um produto final, o problema é “o como isto é feito”. Se a organização não tem métodos e técnicas de trabalho bem definidos, os resultados não podem ser medidos porque a variação é elevada e os resultados dispersos. A desorganização interna aumenta a ociosidade, os erros de comunicação e gera tomada de decisão sustentada por bases incertas e não em dados corretos.

Produtividade é utilizar todos os recursos da empresa, na sua totalidade. É uma luta diária contra a ociosidade. Empresas com baixa produtividade vivem em um círculo vicioso, trabalham em favor da rotina e não planejam-na. A rotina não planejada consome os esforços da empresa e desvia seu foco e produtividade.

O planejamento, em todos os níveis, desde a diretoria, gerências até as operações é o pressuposto básico para o aumento da produção, pois sem metas todo resultado é aceito. Indicadores podem ser implementados para medir a produtividade e compará-la com outras empresas do mercado.

Qual a importância da melhoria contínua dentro de uma empresa?

A inovação

Não podemos deixar de falar em inovação: para aumentar a competitividade, inovar deve fazer parte da gestão empresarial de toda empresa com o objetivo de agregar valor aos clientes, acionistas, parceiros e fornecedores. A inovação deve ser focada em novos processos, produtos, máquinas etc.

Se uma organização trabalha somente em função do que o concorrente faz, com certeza estará atrás destes e assim, perde receita e aumento de faturamento. Uma empresa sem gestão profissional preocupa-se com o passado e não tem espaço para inovar na sua agenda.

Concluindo, uma gestão profissional gera empresas saudáveis, funcionários, clientes e fornecedores satisfeitos cooperando para um bem comum, a sustentabilidade do negócio.

Maicon Putti

CRA 19270

Professor e Consultor da Idéia Consultoria Empresarial