O planejamento estratégico é fundamental para o sucesso de um negócio. Através dele, o projeto do futuro da empresa é traçado em uma direção clara para execução de estratégias que atenderão objetivos, missão, valores e, principalmente, visão.
Como base para a análise do planejamento estratégico de sua empresa, selecionei 11 pontos fundamentais. Leia-os com atenção e discuta cada um com os colaboradores-chave. E, o mais importante: implemente as mudanças que precisar.
- A seleção de estratégias para atingir objetivos é consistente e potencializam a realização dos objetivos e metas da empresa?
- O cenário foi bem projetado em todas as situações, seja pessimista, realista ou otimista?
- A empresa avaliou adequadamente seus pontos fracos e explorou as oportunidades futuras?
- A avaliação da concorrência identificou suas falhas e pontos onde é possível ganhar?
- Foi realizada uma análise para verificar a rentabilidade dos produtos, definindo quais produtos eliminar, criar ou atualizar?
- Foi desenvolvida uma proposta de inovação, seja nos produtos, pessoas ou nos processos?
- A missão, visão e valores da empresa estão claros para os executivos? Estão alinhadas e integradas para que toda a equipe possa cumprir seu papel hoje e amanhã?
- A análise de mercado deixou claro quais novos produtos, regiões, mercados – nacional e/ou internacional – explorar?
- As oportunidades selecionadas foram traduzidas em projetos?
- Como será conduzida a execução e monitoramento do planejamento estratégico? Não esqueça que esse fator é essencial para atingir?
- A estratégia empresarial foi transformada num orçamento financeiro para alocar recursos na execução das estratégias?
Os pontos selecionados vãos muito além de simples perguntas para reflexão. São para gestores e executivos pensarem e se aprofundarem numa análise daquele que é o principal projeto de uma empresa. Construa o futuro hoje, planeje o presente para um amanhã consistente e excelente.
Maicon Putti é administrador, auditor líder pela BVQI do Brasil e consultor certificado pela ABPMP.