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Venda muito mais com dicas de motivação para a equipe.

Os empreendedores sabem que a equipe de vendas é o coração da empresa, mas muitas vezes têm dificuldades de motivar esses profissionais para manter bons resultados e a satisfação dos clientes. Uma equipe de vendas precisa receber estímulos constantes para manter-se produtiva. Confira 5 dicas que vão levantar a motivação da equipe e evitar que ela caia no ostracismo:

1 – Crie um ambiente agradável Uma equipe de vendas precisa ter um ambiente favorável à tarefa desenvolvida. Além de ter um espaço aconchegante e criativo, as pessoas que formam a equipe precisam estar envolvidas em uma atmosfera estimulante e positiva. O processo de seleção deve ser criterioso e considerar perfis e competências que favoreçam a atividade. A competição é um traço frequente dessas equipes, mas é importante lembrar que competir faz parte, desde que a competição seja justa e tenha como benefício o crescimento pessoal de todos e o alcance dos objetivos do grupo.

2 – Tenha objetivos claros
As diretrizes da presidência, da gerência da área e do supervisor precisam estar alinhadas para que o vendedor consiga alcançá-las. Quando as metas são destrinchadas, conquistar o objetivo fica mais fácil. É importante estabelecê-las individualmente, por vendedor, e para a equipe como um todo. Ter um número para ser atingido por dia, semana, mês e ano também ajuda a direcionar os esforços de vendas.

3 – Invista em capacitação constante Ao contrário do que muitos pensam, vender não é um talento nato. É uma capacidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa em diferentes épocas da vida e precisa de treinamento constante. É importante envolver a equipe em cursos que orientem não apenas os aspectos técnicos da venda, mas também os comportamentais. Dinâmicas de grupo e atividades fora do ambiente da empresa servem para ampliar os horizontes dos funcionários e favorecer a criatividade. Um piquenique, uma tarde no boliche ou um dia dedicado à prática de esportes de aventura podem trazer resultados surpreendentes.

4 – Reconheça sucessos e falhas Os acordos feitos com a equipe de vendas precisam ser registrados em documento, de preferência que fique à vista de todos (um quadro de gestão ou uma lousa branca podem ajudar) para que sejam visualizados constantemente. É preciso reconhecer cada etapa vencida por meio de recompensas em dinheiro, brindes, folgas ou até mesmo viagens. Os funcionários com desempenho diferenciado precisam receber reconhecimento por parte da alta direção, como a gerência da área e a presidência. Da mesma forma, as falhas devem ser identificadas para possibilitar a correção da rota.

5 – Domine o produto Saber o que se vende e para quem se vende faz toda a diferença. Colocar um vendedor para vender um produto que ele não entende é um erro clássico. À primeira dúvida do cliente, ele ficará inseguro e pode colocar tudo a perder. Mantenha sua equipe sempre atualizada sobre melhorias no produto e novas aplicações, além de uma troca constante de informações os próprios membros da equipe. Se for possível, leve os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento, produção e testes do produto para conversar com a equipe de vendas. Isso vai tornar o produto muito mais interessante e fácil de vender.

Pronto para alavancar suas vendas com uma equipe muito mais motivada? Conte para nós a sua experiência, deixe um comentário!

Categorias: Gestão Comercial, Gestão Econômica e Financeira.

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