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Produtividade: 4 ferramentas para fazer mais com o mesmo tempo

Produtividade: 4 ferramentas para fazer mais com o mesmo tempo

Planejamento da Rotina Nos últimos anos temos percebido o aumento da carga de trabalho, a pressão por resultados, o numero de formulários, relatórios e a grande quantidade de reuniões.O desafio é atender toda esta demanda com qualidade e produtividade, mas como?

Com as ferramentas de administração de tempo. As pessoas dizem que não tem tempo, o resultado disso é outra situação que apaga incêndio e sua rotina não gera qualidade e produtividade à empresa.

Além dos problemas externos no gerenciamento de uma tarefa, e cultura empresarial brasileira são outro entrave, não temos perfil para planejar, apagamos muito incêndio e resolvemos muitos problemas dos outros. Então, o que fazer? Apresentamos abaixo algumas ferramentas que são apoio no gerenciamento do tempo.

1º Lista de Tarefas Usado para gerenciar a rotina diária/semanal. Contém a descrição sucinta da tarefa, prazo de vencimento e responsável. Essencial para administrar pendências e definir prioridade para ações. A ordem sequencial pode definir as prioridades. Outra vantagem é que podemos dimensionar o volume total de tarefas e ter um foco para ação.

2º Cronograma Instrumento para planejamento com prazo médio de 1 ano, conforme o caso. As tarefas listadas são os mais táticos e estratégicos, um subproduto da empresa, projetos que estão em andamento ou o próprio planejamento anual do departamento.

Didaticamente recomendo que se faça semanal, colocado a data da segunda ferramenta na coluna dia. A vantagem e a visualização das principais tarefas e/ou projetos a serem realizados durante o ano e possivelmente a conexão com as reuniões de planejamento na segunda- feira.

3º Reuniões Um dos maiores tomadores de tempo das empresas motivo: Falta de pauta e tempo definido para cada ação. Devem ter data, hora e período de realização. As empresas param pouco tempo para “pensar”, ou seja, planejar suas ações.

O ideal é programar a reunião para toda segunda-feira porque  proporciona o planejamento de ações para a semana, facilita a comunicação, distribuição de tarefas e na próxima segunda-feira é feito o acompanhamento das tarefas e planejamento de ações.

Lembre-se que as ações (pauta de reunião) são fruto de um planejamento anual. O tempo médio de uma reunião não pode passar de uma hora.

4º Plano de ação Ferramenta de qualidade para realizar as ações resultantes de uma reunião e/ou um projeto específico. É composto dos seguintes campos:

O que fazer: Descrição e/ou título da tarefa.
Como fazer: Detalham a data da tarefa, os passos para realizar a ação.
Quando: Prazo para a ação.
Onde: local onde será realizada a tarefa.
Status: Situação de uma ação, podendo ser, em aberto, andamento e realizada.
Quanto custa: É o valor financeiro da ação.
Porque fazer: É a justificativa para realização da tarefa.
Quer um modelo pronto pra aplicar?  Acesse nosso modelo Plano de Ação 

As aplicações destas ferramentas para gestão de tempo irão resultar numa economia de 10% a 20% do tempo de um profissional, associado a eliminação dos fatores de desperdício como mídias sociais, internet e conversa paralela inapropriada, podem ajudar a aumentar ainda mais o nosso tempo produtivo.

O ponto crítico é que nenhuma ferramenta de gestão de tempo funciona se o profissional não utilizá-la, por isso necessita mudar o comportamento, hábitos e a partir disto desenvolver uma rotina programada.

Maicon Putti

Professor,Consultor e Palestrante

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