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O que é Gestão de Projetos? Você Sabe?

A gestão de projetos é algo essencial para o sucesso de qualquer negócio, pois é capaz de envolver todos os setores da empresa e possibilitar uma melhor manutenção e fluidez de todos os níveis operacionais da organização.

Um projeto é conhecido como um esforço empreendido na criação de um produto, serviço ou resultado exclusivo. Normalmente, as operações e projetos se diferem, principalmente pelo fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são mais contínuas. Por isso, a importância de uma gestão.

Assim, projetos são algo único e que necessitam de claros objetivos, pois possui data de inicio e fim, envolvendo um conjunto de recursos humanos, materiais e financeiros, os quais precisam sempre ser otimizados para que se possam atingir os objetivos dentro de um determinado prazo.

Como funciona a gestão de projetos?

A gestão de projetos trata-se de um conjunto de atividades em grupos ou individuais que procuram realizar uma prática de conhecimentos, habilidades e técnicas sobre determinado objetivo.

Assim, existem cinco etapas para a criação de uma gestão de projetos, possuindo um inicio, planejamento, execução, monitoramento e encerramento. Com isso, essa estrutura foi criada na intenção de obter a garantia da efetividade no andamento e na finalização de um projeto dentro do prazo programado.

Portanto, a gestão de projetos normalmente é dividida em algumas áreas de conhecimentos diferentes, que são:

  1. Escopo

O escopo é conhecido por se tratar de todo o processo do projeto, incluindo o seu início, planejamento, controle, execução e finalização, além das suas alterações durante a trajetória do projeto.

  1. Custos

Os custos são mais voltados para a estimativa do investimento, geração de orçamentos e utilização de técnicas para realização do controle dos custos do projeto, entre outras atividades.

  1. Riscos

Os riscos são conhecidos na gestão de projetos por ser uma das principais partes estratégicas, pois é capaz de medir os riscos que podem ocorrer durante o projeto, sendo capaz de identifica-los e com isso buscar as soluções para reverter os mesmos.

  1. Integração

A integração é a área de total responsabilidade do gerente de projetos, o qual que tem como principal objetivo e função, fazer com que a equipe faça os seus devidos trabalhos em conjunto para que assim possa se alcançar a concretização do projeto, como, por exemplo, o conhecimento da pessoa certa para determinada atividade, distribuição de responsabilidades, gerir as mudanças no projeto, entre outros fatores.

  1. Qualidade

No caso da gestão de qualidade, existe uma busca para se atingir a satisfação diante do projeto, implementando em um sistema de gestão que procura buscar melhorias contínuas nos processos, além da conscientização de toda a equipe sobre a importância destas melhorias oferecendo todas as condições necessárias para alcançar os objetivos.

  1. Aquisição

A aquisição é um processo em possui como responsabilidade a realização da documentação de todas as decisões no momento da compra, contratação de serviços de terceiros e elaboração e gerenciamento de contratos, além das finalizações de todas as aquisições.

  1. Recursos Humanos

Os Recursos Humanos, por sua vez é capaz de conduzir todas as responsabilidades, competências, funções, hierarquias, obtenção de resultados, geração de interação da equipe, acompanhamento do desempenho por meio de feedback, resolução de problemas e coordenação de mudanças.

  1. Comunicação

A realização do gerenciamento da comunicação é de extrema importância para que ocorra a geração das informações, as quais são coletadas, armazenadas, distribuídas e organizadas. Sendo assim, é capaz de deixar todas as informações disponíveis a todos sobre o projeto que deve ocorrer de acordo com o programado.

  1. Tempo

O tempo é aquele que irá ser responsável em cuidar do projeto para que tudo saia no prazo esperado, de acordo com o estabelecimento de processos, controle de cronograma, registro do andamento das atividades, identificação das atividades para a entrega, estimativa de períodos e recursos necessários, entre outros fatores.

Portanto, como dito anteriormente, a gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, estratégias, técnicas e habilidades no momento da execução de projetos de forma totalmente efetiva e eficaz.

Assim, a gestão de projetos trata-se de uma competência das organizações, permitindo com que elas unam todos os resultados dos projetos com os objetivos do negócio, para que com isso ocorra uma melhor competição no mercado.

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