Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Modelagem de processos: 5 erros para não cometer em seu BPM!

A modelagem de processos é fundamental para uma gestão eficaz. Com ela, é possível definir e acompanhar com precisão todas as ações executadas. No entanto, alguns erros são muito comuns na hora de fazer o BPM.

A verdade é que esse processo deve ser acompanhado constantemente, como se fosse uma tarefa recorrente, que não termina. Um dos primeiros erros é acreditar no contrário. De qualquer forma, nosso objetivo com este artigo é orientar você para que você não cometa erros simples que podem afetar radicalmente sua modelagem de processos. Confira!

O que é Modelagem de Processos e como Fazer?

Antes de tudo, entenda melhor no que consiste BPM…

A modelagem de processos BPM (Business Process Modeling) pode ser aplicada a todo e qualquer processo. Independentemente do tamanho ou nicho da empresa. É uma prática que também oferece uma visão ampla e clara da organização como um todo.

Tudo começa com um planejamento de projeto. Nele, serão definidos métodos, notações e ferramentas utilizadas no BPM.

Depois, inicia-se a modelagem com o detalhamento de processos, do começo ao fim. Usando gráficos, diagramas, fluxogramas e imagens que facilitem a condensação das informações do seu mapeamento empresarial de forma clara e coerente. Em seguida,

com a visão ampla da organização proporcionada pelo mapeamento, é hora de definir a modelagem em 3 etapas:

-Diagrama

-Mapa

-Modelo

Você pode conferir um artigo completo somente sobre como fazer a modelagem de processos clicando no link abaixo:

Modelagem: Por onde começar a modelagem dos processos na minha empresa?

5 Erros para não cometer na Modelagem de Processos:

Agora que você já está mais familiarizado(a) com o BPM, confira a nossa lista com 5 erros básicos que você pode evitar. Basta fazer a leitura e enriquecer seus conhecimentos! Olha só:

#1 Planejamento incompleto

Como você notou no tópico anterior, tudo parte do planejamento de projeto. Nesse momento, são definidos métodos, objetivos, notações e ferramentas que serão utilizadas.

Se esses itens não forem minuciosamente estudados no planejamento, você corre o risco de perder tempo, dinheiro e energias (suas e das equipes). Além disso, o planejamento incompleto ou incoerente pode tirar o foco principal com tentativas que não são relevantes para o projeto de modelagem de processos.

DICA: A principal notação utilizada no mercado é a BPMN, Business Process Management Notation. Você pode utilizar softwares como Bizagi, Aris e Modeler para criar fluxogramas.

#2 Não comunicar os times com clareza

É natural que a modelagem de processos envolva diversas etapas. E que cada uma dessas etapas envolva todos os colaboradores de cada setor. A colaboração completa dos seus funcionários em função dessas etapas é crucial para o seu BPM.

Isso garante que o ciclo do BPM ocorra com êxito. E, para que seja possível, você simplesmente não pode deixar de comunicar com a máxima clareza todos os times da empresa.

Pode ser interessante reunir os gestores e os times e fazer uma orientação clara e precisa do que será feito e por qual razão. Bem como de que forma cada um pode colaborar nesse momento.

Gestão de Projetos: Saiba como aumentar a taxa de sucesso.

#3 Definir metas “impossíveis”

Um outro erro muito comum é deixar de ter os pés no chão e definir metas que são impossíveis de alcançar, seja por falta de tempo ou recursos. É claro que um mindset de sucesso não deve considerar que não se pode alcançar algo desejado.

No entanto, é preciso ser realista para não definir metas além do alcance possível no tempo desejado. É o correto a se fazer em nome da motivação e dos resultados.

Definir metas muito distantes é atrasar todo o processo de desenvolvimento de mindset de sucesso.

#4 Segmentar a estratégia por setor

Considerando que os processos se integram para que a empresa funcione como um todo, faz mais sentido não segmentar a estratégia em cada setor da organização.

Com a contribuição colaborativa de todos os times em função de resultados para o todo (a visão ampla de que falamos antes), a modelagem será mais rápida, mais assertiva e ajudará também na qualificação da comunicação entre setores.

O que é Análise de Processos e Como fazer?

#5 Não contar com ajuda externa

Você deve saber que a modelagem de processos não é simples e que suas etapas podem ser desafiadoras. Especialmente nas empresas familiares ou nas muito grandes.

Por isso, um erro simples a se evitar é: não contar com ajuda externa. Para que não surjam obstáculos, retrabalhos, custo e tempo gasto em vão e conflitos internos, invista em consultorias especializadas para tornar a modelagem de processos uma condução orientada à resultados!

Opte por escolher uma empresa de confiança, capaz de oferecer à empresa todo o suporte necessário para que a modelagem de processos seja bem sucedida, assim como os resultados da organização.

Caso você deseje, pode falar agora gratuitamente com um de nossos consultores:

Agendar Consultoria Online!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos