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Meus funcionários não seguem regras. E agora?
Tenho ouvido muito essa frase nas empresas que tenho realizado alguns trabalhos de consultoria. Há empresários e gestores aflitos que não alcançam resultados importantes para empresa, devido a funcionários não engajados, que não realizam tarefas básicas e não seguem algumas regras impostas pela empresa.
Gerentes tem reclamado que seus funcionários não usam uniforme, não seguem o script de venda, não seguem regras básicas como não utilizar celular durante o expediente, essas são algumas, das inúmeras reclamações que tenho ouvido de gestores que possuem uma equipe pouco colaborativa. A pergunta que mais tenho ouvido, é “o que é que eu faço?
Eles não seguem as regras da empresa!”
A resposta para essa pergunta não é simples, pois com certeza há muitas variáveis contribuindo para que seu funcionário não siga as regras estabelecidas. Abaixo vou elencar algumas:
1) A primeira pergunta que você deve responder é “seu funcionário tem clareza sobre o que pode e o que não pode ser feito? Não podemos partir do óbvio, ou seja, pensar que é óbvio não utilizar o celular no trabalho não basta, a regra deve ser explicita – falada e se possível registrada. Lembre-se o que é óbvio para você, não necessariamente é óbvio pra os outros. para fugir dessa linha de raciocínio e ter um manual dos direitos e deveres dos funcionários pode ajudar.
2) Ai você pode me perguntar, mas ter apenas o manual ou um conjunto de regras organizadas e repassadas aos funcionários basta? E a resposta é muito simples, NÃO. Ter o manual é apenas o primeiro passo, é dar informação. Sabemos através dos conhecimentos produzidos pela psicologia que para que um indivíduo se comporte da forma que esperamos, apenas dar a regra não basta, precisamos desenvolver as seguintes situações:
– Dar modelo: Uma das formas de ensinar um individuo a se comportar é ensinar através do modelo, ou seja, você como gestor precisa dar o exemplo daquilo que você pede para que seu funcionário faça. A frase faça o que eu falo, não faça o que eu faço, não funciona. Umas das formas de se produzir aprendizagem é através do modelo.
– Conseqüências: Os comportamentos dos seus funcionários precisam ter conseqüências, se você pede pra que ele use o uniforme fornecido pela empresa e ele vai trabalhar com outra roupa, o que acontece com seu funcionário? Qual é a conseqüência para esse comportamento inadequado? E quando falo em conseqüências não falo apenas de punições, comportamentos adequados também devem ter conseqüências para serem mantidos. Essa é a melhor forma de modelar novos comportamentos nos funcionários, fornecendo conseqüências para seus comportamentos.
É preciso tomar cuidado com algumas ciladas, e uma delas é a ameaça. Frases do tipo, “Vocês precisam parar de mexer celular, senão terão conseqüências” é pouco eficaz se realmente a conseqüência não for apresentada. Ameaça não controla comportamento. Apenas fale, aquilo que você realmente tem condições de cumprir.
Se você está tendo dificuldades com seus funcionários, no quesito seguimento de regras, fique atento a essas dicas, elas podem te ajudar. Caso precise de uma ajuda para colocá-las prática entre em contato com nossa consultoria, nós podemos te ajudar. Lembrem-se funcionários engajados sã funcionários que trazem resultados.
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