Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Metaverso: entenda o que é, como surgiu e como entrar

GUEST_ metaverso

Antes de mais nada, você já deve ter ouvido a expressão metaverso em diversos filmes de ação e super heróis que estão em cartaz no cinema. 

No entanto, você sabia que ele é uma modalidade tecnológica que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e surpreendendo muitos clientes?

Além disso, precisa-se entender que boa parte desse avanço tem relação com o outsourcing de TI. Isso porque é por meio dessa metodologia que é possível entender e aprimorar ambientes tecnológicos em qualquer perspectiva.

Em alguns casos, é possível até usar plataformas que podem fazer girar dinheiro e fazer algumas pessoas ganharem uns bons trocados. No entanto, este tema deixaremos um pouco para frente do artigo.

Por fim, se você quer se aprofundar no tema e entender como ele se aplica no mercado para implementá-lo em seu negócio, saiba: este é o artigo certo para você. Boa leitura.

O que é metaverso?

Primeiramente, para entender o que é metaverso, você deve saber que ele é um tipo de realidade digital onde o usuário pode interagir diretamente com ele. Ou seja: podemos entender este conceito como uma “fusão” entre o mundo real e o mundo digital.

Para que isso seja possível, essa tecnologia utiliza de inovações que só permeiam o nosso imaginário para daqui muitos e muitos anos: estamos falando de tecnologia 3D e Inteligência Artificial (IA).

Sendo assim, sua utilização, na maioria dos casos, se dá por meio de óculos e dispositivos que permitem que você enxergue um novo mundo. Vale destacar que essa interação já vem sendo utilizada por algumas empresas do ramo imobiliário.

Outro cenário onde essa tecnologia tem sido aplicada é o da medicina. Isso porque alguns tipos de cirurgias já são feitas de forma antecipada através de uma realidade aumentada visando diminuir riscos e planejar como a operação será realizada.

Se você ainda não conseguiu entender bem o que é metaverso, vamos lembrar de um jogo muito popular anos atrás. Lembra de The Sims?

Sobretudo, este jogo se aplica ao conceito porque é uma espécie de realidade aumentada, onde você pode controlar aspectos cotidianos em tempo real.

Quando o metaverso surgiu?

Embora o termo seja recente, é uma tecnologia emergente que foi citada pela primeira vez no ano de 1992. 

Esse vislumbre atraiu ainda mais a atenção de entusiastas e especialistas da área para aprimorar e descobrir maneiras de viabilizar este tipo de tecnologia no dia a dia das pessoas e empresas.

No entanto, esse conceito ganhou ainda mais força e tem sido utilizado com mais frequência há cerca de dois anos atrás.

Como o metaverso funciona?

Sobretudo, um termo utilizado para entender a funcionalidade do metaverso é que ele permite a materialização da internet. Você deve se lembrar da febre que o jogo do anime Pokémon lançou alguns anos atrás.

Ele se aplica a essa tecnologia da seguinte maneira: o jogador, com o celular em mãos, aponta para um determinado local onde um destes bichinhos está “escondido”. 

Assim, ele aparece diretamente na tela que está mostrando o real local onde está sendo apontada, com a diferença de uma animação interativa.

Este é um tipo de modalidade que envolve o tema sobre Metaverso. Sobretudo, alguns desafios e problemas devem ser superados para que a tecnologia passe a funcionar ainda mais plenamente.

Outro exemplo de como o metaverso vem sendo utilizado se liga ao mercado imobiliário. Utilizando a realidade aumentada, é possível ver um apartamento dentro de um prédio que ainda não foi construído. Isso vem chamando a atenção de vários clientes.

Como entrar no metaverso?

Primeiramente, para fazer parte desse universo você precisa, obviamente, ter uma internet eficiente. Afinal, estamos falando de uma nova tecnologia que pede mais dados e velocidade para funcionar plenamente.

Sobretudo, alguns equipamentos também são necessários para que você adentre e experimente o metaverso da melhor maneira possível. Estamos falando de óculos de realidade aumentada, criptomoedas e blockchain.

Os dois últimos itens listados acima devem ter chamado a sua atenção. Isso porque tratam-se de moedas de troca naquele ambiente digital. 

Então, é possível investir o seu dinheiro no metaverso. Algumas pessoas, inclusive, já vem faturando bastante nesta modalidade.

Quais organizações fazem parte dele?

Saiba que empresas de renome já investem muito dinheiro quando o tema é metaverso. Entre elas, podemos citar a Snap, Microsoft, Roblox e a Nvidia.

No entanto, é possível encontrar outras maneiras para se investir nessa realidade sem ser o líder de uma grande corporação. Acompanhe.

Como investir?

Antes de mais nada, a maneira mais prática de fazê-lo é investir em ações de algumas das empresas citadas acima ou que já estão presentes nessa nova realidade. 

Falamos acima de criptomoedas e também de blockchain. Esta também é uma maneira de investir nessa realidade. Isso porque incentivar essa moeda virtual é um dos meios de propagar e viabilizar este universo ainda mais. 

É possível comprar imóveis no metaverso: conheça a Upland

Primeiramente, estamos falando de um jogo que permite que você compre imóveis e terrenos na vida real. Isso mesmo! Isso porque o metaverso mapeia o mundo real. Por isso, torna-se possível adquirir propriedades de imóveis reais.

Quais seus impactos?

Sobretudo, os impactos esperados no mundo quando falamos de metaverso são os mais brilhantes possíveis. Isso porque, conforme supracitado, ele recria a percepção e a forma como interagimos com o ambiente à nossa volta.

Além disso, podemos concluir que a possibilidade de empreendedores tirarem proveito dessa realidade para melhorar a jornada do cliente é uma possibilidade. Ademais, o metaverso pode propiciar maior proximidade entre pessoas que estão distantes entre si. 

Por fim, uma das maiores vantagens que permeiam o tema é a possibilidade de novos empregados e demandas por gente especializada na área.

Críticas ao metaverso

Algumas pessoas veem o metaverso com certa desconfiança, Isso perpassa pela ideia de possíveis golpes, roubos de informações criptografadas e roubo de dados pessoais. 

No entanto, em seu desenvolvimento, o metaverso vem estudando minuciosamente estes riscos a fim de diminuí-los e torná-los cada vez menos frequentes. 

Conclusão

Por fim, é inegável negar a chegada plena de uma realidade aumentada a partir do metaverso. Sobretudo, esta é uma oportunidade incrível para empreendedores apresentarem seus produtos de uma forma mais sofisticada e moderna.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos