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Indicadores de vendas: o que são e para que servem

Acompanhar o desempenho do seu departamento comercial é essencial para identificar os pontos fortes e fracos de sua empresa. E por isso os indicadores de vendas se tornam ferramentas indispensáveis dentro do universo corporativo.

Mais do que apontar como a empresa está caminhando, os indicadores de venda auxiliam a traçar planos para o seu negócio, tomando decisões mais assertivas, e alcançando com mais prosperidade os seus objetivos comerciais.

Se você ainda tem dúvidas com relação aos indicadores de vendas, leia nosso artigo até o final e saiba tudo sobre essa ferramenta que pode ser a companheira ideal na hora de entender como está caminhando o seu empreendimento.

Veja aqui porque usar indicadores de vendas pode ser a solução para elevar a sua empresa ao sucesso

Para que eles possam de fato auxiliar no crescimento corporativo, os indicadores de vendas devem ser muito bem definidos de acordo com as necessidades de cada empresa.

Eles são capazes de mensurar o desempenho individual de cada profissional, ou analisar toda a equipe de uma vez.

É importante, no entanto, saber que os indicadores de vendas não são engessados. Muitos aspectos de uma empresa podem ajudar nesse “raio-x”. Mas, os indicadores escolhidos devem fazer sentido para a sua equipe comercial, e devem ser claros e objetivos para que seja possível explicar porque um vendedor alcançou ou não determinada meta.

A seguir vamos listar alguns dos indicadores essenciais, e que quando analisados com cuidado conseguem ajudar a tirar grandes conclusões a respeito da empresa e do desempenho da equipe:

  • Carteira de clientes:

Esse é um método muito utilizado para mensurar as vendas. Nem sempre uma carteira repleta de clientes é de fato lucrativa. É importante que você consiga identificar quais são os clientes ativos, e quais não negociam com você há muito tempo.

A partir desse resultado você terá uma ideia de como está o desempenho de cada carteira (caso sejam divididas por vendedores), e perceber quem tem conseguido trabalhar de maneira mais eficaz. Dessa forma, o ideal é que você replique as estratégias de sucesso para o restante da equipe.

  • Ticket médio:

O ticket médio refere-se a quanto, em média, cada cliente gasta em sua loja. Esse é um dado muito importante, pois muitas vezes vender itens de maior valor significa mais do que vender uma grande quantidade.

Através desse indicador você consegue perceber padrões comportamentais, como, por exemplo, se os seus clientes repentinamente passaram a comprar coisas mais baratas. Assim, pode apostar em promoções mais agressivas e estratégias que compensem essa defasagem.

  • Mix de produtos:

Esse indicador ajuda a sua equipe a perceber potencial de venda em produtos que às vezes estão “encalhados”. Esse indicador é essencial, por exemplo, para que você perceba se o mesmo produto que está sendo desperdiçado na sua empresa tem sido bem vendido no concorrente.

Assim você saberá que basta trabalhar de maneira mais agressiva essa venda, pois, ela já possui o potencial.

Desenvolva o hábito de analisar os indicadores de vendas

Para obter resultados você precisará analisar os seus indicadores de vendas periodicamente. Cris um calendário específico para isso, e busque analisar os resultados referentes a cada dado a cada 10 ou 15 dias.

Nesse intervalo você pode propor mudanças e estratégias para melhorar os números de cada indicador, mas faça isso de maneira gradativa e possível. Não adianta atolar a sua equipe com milhares de metas inalcançáveis para daqui duas semanas. Isso vai desmotivar todo mundo, e levar o negócio para baixo.

Você também pode realizar reuniões para mostrar os dados a sua equipe, e explicar detalhadamente a que se refere cada um dos números. Assim fica mais fácil para que os funcionários entendam, e consigam trabalhar adequadamente cada informação.

Escolha de maneira adequada os indicadores de vendas que fazem sentido para a sua empresa

Embora tenhamos listado aqui alguns dos indicadores de vendas mais populares e mais utilizados, você deve considerar que cada empresa funciona de maneira particular, e demanda dados diferentes para crescer.

Então, adapte a ideia as necessidades de seu negócio, considerando sempre que os indicadores de vendas devem trazer números concretos, e não subjetivos. Por exemplo, satisfação do cliente, conversão de vendas etc.

Também mantenha a cautela na hora de escolher os indicadores, e não utilize vários deles simultaneamente. Isso vai complicar a vida de todo mundo, e a intenção é facilitar.

Então, escolhendo bem, você não precisará acompanhar um monte de estatísticas e se atolar nas informações. Pense sempre em qualidade e relevância, mais do que quantidade. Quais dados são realmente essenciais para a sua empresa?

Os indicadores de vendas são utilizados por diversas empresas como uma forma de mensurar o desempenho e identificar oportunidades de melhorias. Saber usar corretamente essas ferramentas pode ser crucial para lhe ajudar a alcançar ainda mais sucesso com o seu empreendimento.

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