Por Maicon Putti* Estamos passando por uma fase de muitas indefinições no Brasil neste momento.
As próximas eleições demonstram uma alta taxa de indecisos e uma grande rejeição ao governo atual. Porém, este ainda tem possibilidade de ganhar no primeiro turno devido a grande massa das classes de baixa renda.
A inflação está em elevação, desemprego em baixa, porém, sem mão de obra qualificada e talvez o pior, o setor empresarial está bem desconfiado com o governo atual, exemplo disso é a reação da Bovespa quando as pesquisas indicam queda do Governo atual. Então, o que um empresário deve fazer nesse cenário? Segurar os investimentos? Ampliar os negócios? Investir em novos produtos ou serviços? A resposta está no planejamento Estratégico da empresa.
Se este tem sido aplicado e os resultados têm sido atingidos à empresa, deve-se manter a execução do que foi projetado. Mas, se o inverso tem acontecido, precisamos entender se é um fator da conjuntura econômica ou se é um problema na execução da estratégia. Digo isso, porque muitos empresários nos questionam sobre como está o mercado, já emendando em queixas por não conseguir atingir seus objetivos. Mas, quando verificamos as estratégias de vendas e marketing utilizadas, vejo que o problema não é o mercado e sim a atuação da empresa perante esse. Existem três tipos de cenário, o otimista, o conservador e o pessimista.
Nossas recomendações são:
– Execute estratégias que deem grandes resultados.
– Simule o planejamento dentro de um cenário conservador;
– Fortaleça sua estrutura com colunas, ou seja, defina os fatores críticos de sucesso;
– Tenha profissionais acima da média, uma equipe de alto desempenho;
– Ouça seu cliente e construa relacionamentos profundos e saudáveis com eles;
– No mais, monitore continuamente o mercado.
Saiba o que está acontecendo e conduza sua empresa às mudanças necessárias.