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Gestão de Vendas: 10 estratégias para bater metas todo mês

gestão de vendas

A alta competitividade do mercado atual gera um profundo dilema para as empresas. Como fazer com que suas equipes consigam vender mais? A receita está na gestão de vendas. Neste artigo, destacaremos a conceituação sobre gestão de vendas e 10 estratégias para bater metas todo mês.

Qual a conceituação da gestão de vendas?

Muitos empreendedores já efetuam uma gestão de vendas sem saber que realizam. Outros, destacam-se em práticas administrativas eficientes, mas pecam na gerência de processos de vendas.

Mas, então, o que é a gestão de vendas?

Trata-se de um conjunto de medidas que vão do planejamento, do direcionamento e, por fim, do controle das vendas. Não se restringe a monitorar e motivar seus vendedores para que ampliem os números de negócios.

É muito mais que isso!

Do planejamento até a gestão de vendas existem ações que envolvem todo esse contexto. São elas:

  • Ação de contratar e treinar vendedores.
  • Ação de motivação dos colaboradores.
  • Ação de promover que se tenha feedbacks.
  • Ação de gerenciamento da equipe para melhor atendimento.
  • Ação de pós-vendas eficiente com os clientes.
  • Ação de obter resultados como: aumento de vendas, conquista de novos clientes, retenção e fidelização de clientes.

Estratégias de vendas para bater metas mensais

Bem, agora que esclarecemos sobre como é importante trabalhar com uma gestão de vendas que amplie os resultados de seus negócios, vamos apresentar 10 estratégias de vendas para que sua empresa bata mentas mensais. Leia abaixo!

1 – Desenvolva um planejamento de vendas

Você quer ampliar as vendas da sua empresa. Porém, sem um planejamento, não é possível chegar ao êxito. Portanto, defina um planejamento anual para as vendas da empresa. Nele, você poderá separar as ações que fará para que a sua equipe chegue a esse objetivo.

É importante criar um planejamento de vendas em que esteja disposto todos os fatores que envolvem os processos de comercialização, como equipe, mercado e clientes.

2 – Valorize a sua equipe

Uma equipe diferenciada resulta em vendas melhores. Parece o básico, mas é algo primordial. Uma equipe que não é valorizada, muitas vezes não corresponde com maior empenho, dedicação e foco. Portanto, é estratégico que se valorize o caráter humano dos integrantes da equipe.

Para isso, é importante conhecer de fato os colaboradores. Busque o diálogo com a equipe e demonstre o quanto é importante todos estarem alinhados em prol de uma maior comercialização. Essa relação entre gestor e equipe é fundamental para que as outras estratégias possam ser realizadas.

3 – Trabalhe com metas mensais

Você conhece o perfil de seus colaboradores e está com a equipe definida, além disso já tem um planejamento de vendas de seus produtos e serviços. Bem agora é hora de planejar as metas mensais para a equipe. Não adianta você estabelecer metas que sejam difíceis de alcançar. Isso desmotivará os colaboradores.

Dessa forma, construa uma meta anual, dividida por metas mensais. Essas metas precisam ser dinâmicas com o passar do tempo e o crescimento da empresa. Trabalhe num primeiro momento com volumes e metas de vendas menores. Lembre-se: objetivos que podem ir aumentando com o fortalecimento das vendas, não desmotiva a equipe.

4 – Prepare a sua equipe para processos de vendas

Com as metas definidas e estabelecidas é importante que os seus colaboradores estejam prontos para efetuar os processos de venda. E a preparação deles é fundamental para que as vendas sejam efetivadas. Por isso, procure treinar seus colaboradores para que eles possam realizar as vendas com mais chances de êxito.

Invista em capacitações. Há desde vídeos e softwares gratuitos na internet que auxiliam para esse tipo de capacitação. Com plataformas para gestão de vendas há a possibilidade de você controlar até mesmo os indicadores mensais o que facilita para dar um feedback sobre a performance da equipe a cada período.

5 – Defina comissões para a equipe

Um dos fatores primordiais para que a equipe tenha os colaboradores engajados com a empresa, mantendo-se motivados a vender mais. As comissões precisam estar atreladas às metas como ações que mantenham os colaboradores motivados às vendas.

Contudo, essa ação precisa ser bem estruturada para que os colaboradores não se sintam motivados até conseguir a comissão e depois diminuir o ritmo de atuação. As comissões são apenas uma das várias estratégias que precisam estar bem definidas nesse planejamento.

6 – Proporcione maior participação dos colaboradores

Além de potencializar seus colaboradores, a equipe precisa se sentir alinhada com os objetivos da empresa.

Entender o que eles representam para a empresa faz com que se sintam também mais valorizados. Uma ferramenta para isso é estabelecer canais de feedback para ter retornos positivos e/ou negativos.

Estabeleça a comunicação interna como forma de ouvir as sugestões e ponderações de seus colaboradores. Há ferramentas e plataformas que facilitam esse processo. Isso facilita para uma comunicação interna positiva e que também beneficia o clima organizacional. Com esse cenário, os colaboradores se sentem mais valorizados.

7 – Desafie a equipe a crescer

Não basta aumentar as vendas em um determinado período e, posteriormente, decair. O essencial é manter a equipe focada, instigada a superar-se. Para isso é importante criar formas de desafiá-la a crescer mais. O mercado é dinâmico e novos desafios surgem a cada dia. Superar adversidades é forma de manter a equipe unida.

Se você já conhece os seus colaboradores, desenvolveu metas e comissões ajustáveis, estabeleceu canais de comunicação para ter o feedback da sua equipe, é importante em gestão de vendas, manter alvos e desafios para a equipe. Isso é mais forte que bater metas, mas um exercício contínuo de motivação.

8 – Conheça o mercado e os clientes

A empresa pode atuar em uma área segmentada há anos, mas o mercado é dinâmico e precisa-se estar atento a mudanças. Por isso, é fundamental que você tenha uma gestão em vendas que analise essas mudanças que ocorrem no mercado, tanto para a oferta de produtos e serviços.

A mesma situação se dá em relação aos clientes. Conheça os novos desejos e comportamentos dos clientes e dos clientes em potencial. Isso favorece para que sejam traçadas ações de relacionamento que você tenha um feedback dos clientes e de como pode atender às demandas que eles trazem à empresa.

9 – Invista em marketing digital e tecnologia

Uma gestão de vendas precisa ir além dos processos tradicionais. A empresa precisa estar com força na internet, afinal o comportamento de consumo das pessoas está cada vez mais direcionado em plataformas digitais. Assim, é fundamental estar presente em redes sociais para fortalecer suas vendas por esses canais.

Há ferramentas de comercialização pela internet que podem ser adicionadas ao site da sua empresa. Faça com que sua equipe consiga trabalhar também com os processos digitais da internet, divulgando os produtos e serviços e realizando prospecção de negócios nesse ambiente.

10 – Mantenha-se na busca de aprimoramento

São inúmeras as estratégias e a escala de ações que podem ser executadas para obter uma eficiente gestão de vendas. Pode-se bater metas mensais com todas ou algumas, mas o planejamento delas precisa estar sempre aberto a inovações.

Por isso, mantenha a empresa com foco no aprimoramento contínuo. Atente-se as falhas e problemas que possam ocorrer e busque a partir deles um crescimento no mês posterior. Dessa forma, um planejamento de gestão em vendas jamais pode ser engessado. Reorganize seu gerenciamento sempre que for necessário, isso é fundamental para que suas vendas prossigam ou cresçam ainda mais.

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