Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

O que é PCP – Planejamento e Controle de Produção

Todas as pessoas que entram no mundo dos negócios já devem conhecer as necessidades básicas desse ambiente de empreendimento. Assim, é essencial que se entenda tudo sobre o Planejamento e Controle de Produção, ou também conhecido como PCP.

Para se ter uma empresa de sucesso é extremamente importante planejar, programar e controla tudo o que se produz, pois o mercado está cada vez mais exigente. Com isso, o PCP integra o gerenciamento das principais atividades do empreendimento.

Além disso, ele é responsável por todos os recursos operacionais de produção, além de determinar também as quantidades produzidas, o layout da planta, as etapas dos processos de manufatura e a qualificação da mão de obra.

Quais as funções do Planejamento e Controle de Produção ou PCP

Uma das principais funções do Planejamento e Controle de Produção ou PCP é seguir um fluxo de trabalho na intenção de obter melhores resultados, onde podem variar conforme algumas modificações internas na empresa.

Entretanto, de forma geral, o PCP segue uma relação de fluxo que reverencia as etapas de uma produção, que são:

Previsão da demanda ou previsão de vendas

Geralmente, realizar uma previsão da demanda é saber o quanto irá vender para com isso calcular a sua demanda de produção. Além disso, mesmo em casos onde os produtos são feitos sob encomenda, a previsão da demanda é essencial para o conhecimento dos possíveis imprevistos sobre o processo e as peças.

Assim, este planejamento tende a possuir uma resposta em curto prazo, onde ele prevê questões de estoque, em médio prazo que equivale a um plano de seis meses a dois anos.

E, por fim, em longo prazo, onde ocorre um planejamento de cinco anos ou mais que envolve ampliar a capacidade de produção, desenvolver novos produtos ou alterar a linha de outros já existentes.

Com isso, a previsão é algo importante para os demais processos do planejamento e controle da produção, pois é capaz de quantificar os recursos necessários para fabricação, mão de obra, entre outros fatores.

Planejamento de capacidade da produção

Após a previsão da demanda é mais fácil ocorrer uma previsão da capacidade de produção a médio e longo prazo, onde o planejamento é muito importante para que sejam conquistadas novas aquisições de máquinas e matérias-primas que não podem ser feitas em curto prazo.

Planejamento agregado da produção

Geralmente, é realizado baseado em um plano de médio em longo prazo ocorrendo a previsão de níveis de produção e estoque. Assim, este pode durar de 6 até 24 meses, dependendo do tamanho e tipo de produtos fabricados.

Além disso, outros aspectos devem ser considerados, como as contratações e demissões de pessoas para a produção, horas extras, logística, entre outros pontos.

Assim, para realizar este tipo de planejamento utiliza de um grupo de produtos semelhantes e não os produtos individuais, pois com isso o planejamento irá se tornar muito mais fácil.

Planejamento mestre da produção

O planejamento mestre de produção possui como definição o planejamento em curto prazo, se direcionando para os recursos, máquinas e matérias-primas, conforme a demanda de um período.

Planejamento de Materiais

Neste é realizado uma previsão da quantidade exata de materiais que serão necessários para a produção. Com isso, juntando a previsão de materiais, as necessidades detalhadas no planejamento mestre e o controle de estoque fixo são plausível saber quanto deverá ser comprado de cada material para assim suprir as necessidades de produção.

Assim, este planejamento é vinculado à gestão de estoques, levando sempre em consideração os tipos de estoque existentes na empresa, como produtos acabados, produtos em fase final e matérias-primas.

Além disso, o objetivo deste planejamento é a diminuição de estoque, que faz com que ocorra uma redução da perda de capital de giro, pois o estoque ocupa o espaço de armazenamento, transporte e podem ter prazo de validade.

Planejamento e controle da capacidade

Nesta etapa ocorre um planejamento da capacidade produtiva de uma fábrica na hora da realização de determinada quantidade de produtos, prevendo assim o tempo gasto na fabricação dos mesmos.

Este permite identificar gargalos, programação de produção em curto prazo, estimativa de prazos importantes de entrega, além de facilitar planejamentos futuros através do fornecimento de dados.

Já no caso do controle, este procura acompanhar a capacidade de produção analisando se os objetivos estão sendo cumpridos conforme as previsões na intenção de que sejam feitas adaptações, corrigindo os possíveis problemas.

Portanto, o Planejamento e Controle de Produção ou PCP é uma ótima forma de buscar excelência na produção de uma empresa, sendo possível reduzir os custos com coisas desnecessárias, fazendo com a mesma ganhe mais dinheiro.

Diagnóstico de Produtividade Industrial

Solicite um diagnóstico para nos conhecer melhor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos