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Black friday no Brasil: 6 fatos que você precisa conhecer para se dar bem

black friday no brasil

A Black friday é a data que dá início à temporada de compras de fim de ano, relacionadas à festividades como o natal, planejamento de férias, etc. A cultura se expandiu por meio das fortes campanhas norte americanas e agora a black friday no Brasil costuma ser, sempre, uma data de alta movimentação financeira para as empresas.

Mesmo assim, em função dos anos de BF no Brasil, diversos problemas com empresas que organizam estratégias para oferecer descontos “furados”, muitos brasileiros desconfiam dos benefícios de comprar na data.

Entretanto, essas pessoas não constituem a maioria e estar atento para cada detalhe da sua campanha de Black friday é o que garantirá o seu sucesso com as vendas.

Decidimos explorar aspectos relevantes dessa data para os profissionais comerciais e financeiros, a fim de apontar 6 fatos sobre a BF que influenciam diretamente a performance das campanhas e vendas. Confira:

Em primeiro lugar, por que atentar para a black friday no Brasil?

A ideia de um dia em que produtos dos mais diversos segmentos são vendidos por preços promocionais altamente atrativos faz com que os consumidores se empolguem durante o consumo.

E, por isso, uma campanha adequada para a data, bem como o bom gerenciamento de estoque, do site (se você trabalhar com e-commerce) e demais detalhes é fundamental para que você também desfrute da data.

6 fatos que você precisa saber sobre a BF no Brasil para se dar bem nas vendas:

Selecionamos 6 desses “detalhes”, ou fatos, sobre a black friday no Brasil para que você entenda melhor como eles impactam em qualquer campanha de vendas durante a data.

#1 O timing perfeito

De acordo com a pesquisa realizada pela Mind Miners em 2018, cerca de 23% dos consumidores realizam compras online 1 vez a cada 6 meses. Ou seja, o impulso de compra é totalmente estimulado pelas campanhas de desconto.

E não apenas por isso, visto que promoções podem ser feitas o ano todo. Mas pela cultura forte que há em torno da data. O que nos leva a outro dado interessante da pesquisa: os consumidores começam a pesquisar e atentar para preços um mês antes da black friday.

Ou seja, você precisa ter o timing perfeito para que sua campanha alcance o público certo na hora certa.  

#2 16% dos consumidores compram por impulso durante a black friday no Brasil

black friday no brasil

Com base na pesquisa do Google sobre a Black Friday, foi possível concluir que 16% dos consumidores compram por impulso nessa data. Ou seja, se você trabalha com produtos que já são de consumo estimulado por impulso, a data é perfeita para trabalhar estímulos visuais e de tendência, influenciando a compra.

Mesmo que seus produtos não sejam totalmente relacionados ao impulso de compra (como comidas, por exemplo), os estímulos sensoriais promovidos pela loja e pelo atendente (no caso digital, pelo site e pelo user experience) são ferramentas valiosas para impulsionar vendas.

Especialmente em uma data que incentiva a compra impulsiva.

#3 Ao fazer a campanha, lembre-se: muitos consumidores pensam que a BF se trata de uma “fraude”

Conforme mencionamos no começo, muitos brasileiros entendem a data como uma ótima oportunidade para que as lojas “passem a perna” nos clientes. Não é a toa que a maioria dos consumidores verifica preços um mês antes da data. A fim de verificar se o preço não será elevado antes da promoção ser aplicada.

Mesmo que esse seja um receio comum entre muitos brasileiros, a mesma pesquisa do Google aponta que:

  • 18% dos entrevistados confiam e adoram a data;
  • 15% não confiam na data e nem acreditam nas promoções
  • 22% sentem-se inseguros, sendo esse praticamente o mesmo percentual dos consumidores que costumam compartilhar ofertas e realizar compras impulsivas.

Esse cenário obriga os empreendedores a voltarem totalmente sua atenção para detalhes importantes que influenciarão a tomada de decisão de compra desses consumidores. Seja pela campanha qualificada e segmentada, seja pela estratégia de marketing avançada em e-commerce… Enfim, você precisa estar pronto para transmitir confiança.

E isso não se constrói da noite pro dia, certo?

Caso queira saber mais sobre marketing e vendas, confira o artigo:

Blog: Como criar um modelo de plano de marketing?

#4 Seus canais de atendimento influenciam nos resultados

Ainda com base na pesquisa do Google, 80% dos consumidores fazem compras online durante a black friday no Brasil. Então, se for o caso, é importante otimizar e garantir a qualidade dos seus canais de atendimento digitais.

#5 Oportunidade ideal para fidelização

A black friday para o empresário é muito mais do que promover descontos e vender mais. É, também, a oportunidade ideal para a fidelização e o trabalho intenso de pós venda. E isso pode ser trabalhado com novos e antigos clientes.

Seja por meio de campanhas com desconto específico para clientes premium, desconto a mais para novos clientes, cupons por indicação, etc. A ideia é criar uma rede de consumo entre os próprios consumidores usando o mote da promoção. E, assim, criar sua rede de relacionamento com esses clientes conforme a “origem” de cada um.

Esperamos que a Black Friday traga ótimos resultados para você! Lembre-se da importância desses detalhes e esteja sempre atento, do começo ao fim da semana de BF.

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