Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Porque Contratar Uma Consultoria Empresarial?

Consultoria Empresarial

Em tempos de crise de uma maneira peculiar fala-se muito em contratar um especialista, uma consultoria. Mas afinal, minha empresa precisa de uma consultoria empresarial? Eu? Não, minha empresa vai bem, já atravessamos situações adversas e superamos sempre com nossa equipe.

Certamente, você consultor, consultado ou meramente leitor, já deve ter se deparado em algum momento com questões, ou cenários similares aos citados anteriormente. Sobretudo em momentos adversos é natural procurarmos apoio em pessoas, profissionais, e/ou empresas que possam agir como uma bússola, e conduzir nossas empresas a um norte em meio as turbulências.

Mas, afinal, qual a diferença entre um consultor e minha equipe que já conhece minha equipe, meus processos, meus problemas e minhas condições? Simples! A consultoria empresarial certamente não atua sob tentativas e erros. Primeiro e de fundamental importância, ela mapeia, conhece, identifica, e prioriza oportunidades, e por fim faz um diagnóstico que servirá de norte.

Fazendo uma simples analogia, seria como um paciente fazendo um checkup. Ele pode não apresentar sintoma algum, ter ótimos exames, mas certamente o médico irá lhe passar melhorias, e recomendações para dar continuidade e sustentabilidade a sua situação sem recaídas.

Assim age uma consultoria empresarial! A proposta não é “ensinar o padre a rezar a missa”, mas transferir subsídios, inovação e  conhecimentos para melhoria contínua e sustentável. A consultoria vem simplesmente para aprimorar, melhorar ou ainda estruturar tudo o que já se faz, porém com a dita “visão de helicóptero”.

Isso mesmo! Esta visão é literalmente uma visão ampla, de quem está de fora, e enxerga tudo com mais clareza, sem “hábitos” rotineiros, e geral. Sabe aquela ação que nos salta aos olhos e nos diz: “Como eu não pensei nisso antes?”. É isso que esta visão traz.

Esta é a finalidade de uma consultoria. É transferir conhecimento, proporcionar qualificação, gerar melhoria contínua e sustentável a sua empresa, e principalmente, com sua equipe. Consultorias são caras, e apenas atendem a empresas de grande porte.

Este é mais um engano comum. Consultorias são caras? Sim e não. Consultorias se tornam caras quando se ignoram seus relatórios, e quando se ignora diagnósticos. Seguindo a analogia seria como achar caro ir ao médico, mas se ao seguir suas recomendações este acrescentar qualidade de vida e evitar aquele remédio caro e amargo será que ele realmente foi caro?!

Consultorias só atuam em empresas de grande porte? Não! Este é um pensamento é comum. O que há de se pesar, é que muitas vezes os resultados  e o retorno aparecem mais rápidos em empresas menores, pois as equipes tendem a ser mais compactas, a transferência de conhecimento é mais rápida, e a estrutura mais enxuta proporciona aplicações mais rápidas dos diagnósticos.

Empresas maiores tendem a ter retornos mais vultuosos, mas em virtude de seu porte e maior movimento, porém também de forma geral leva-se mais tempo para aplicar e transferir todo diagnóstico e conhecimento. Consultoria só se encontra em grandes centros! Outro engano comum de se deparar.

Profissionais e empresas qualificadas encontram-se espalhadas por todo território nacional. Julgar profissionais, empresas e consultorias como boas ou ruins por estarem em grandes centros ou ao seu lado é como achar que o produto A é melhor que o produto B porque o A veem de São Paulo, e B está ali ao seu lado.

Os benefícios estão ao seu alcance. Os resultados dependem de suas ações. Parafraseando Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Se você deseja ter resultados diferentes, pense diferente, busque uma nova ideia!.   Jean Marcel Ragugnetti Furlaneto Consultor em gestão de processos e produção

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos