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Planejar por quê?

O que é o Planejamento Estratégico?
É um método que utiliza de conceitos e ferramentas para construir o futuro das empresas e construir estratégias, ou seja, caminhos para transformar a organização. Por exemplo:

  • Estratégias para aumentar a produtividade;
  • Estratégias para fortalecer nossos recursos humanos;
  • Estratégias para vender mais;
  • Estratégias para simplificar e integrar a empresa ponta a ponta;
  • Estratégia para nos posicionar perante a concorrência;
  • Estratégias para melhorar o relacionamento com os clientes.

Sabemos que o planejamento é fundamental para seguir um caminho feliz de sucesso e prosperidade, afinal qualquer empresa planeja um futuro ideal para seu crescimento e sustentabilidade.

Porém por que isso não acontece? Por que o planejamento não vai até o fim?
As variáveis são inúmeras, para simplificar vamos separar entre internas e externas.  

Variáveis Internas:

  • A visão, a missão, os valores e princípios não vão para a prática e ficam na teoria.
  • A cultura mais do fazer do que do pensar.
  • Na hora da pressão pula fora do planejamento e decide conforme a emergência.
  • A Estratégia não vai pro dia a dia devido à rotina das equipes.
  • Faltam processos que deem base pra estratégia acontecer.

Variáveis Externas:

  • Situação da economia com juros mais altos, inadimplência etc.
  • Complexidade e sobrecarga tributária
  • Concorrência agressiva
  • Consumidor comprando e podendo escolher em multi-plataformas como adquirir nosso produto

Agora que vimos quais são os fatores principais da execução da Estratégia vamos pensar quais variáveis pesam mais?
As externas fogem ano nosso controle porque comportamento do cliente, concorrente e mercado.  Por isso chamamos de variáveis não controláveis.  Só que vamos pensar, se nossa área comercial de relacionamento com o cliente é atuante no sentido de conhecer as necessidades do cliente, investiga isso profundamente, transforma estas angústias em soluções, produtos e serviços, temos como minimizar o impacto de mudanças pesadas geradas pelos clientes.

E a famosa concorrência, também exige uma rotina de acompanhamento diário do que estão fazendo, conhecendo as práticas comerciais, preços, método de venda e distribuição dos produtos e qual a participação deste no mercado. Já nas variáveis internas a cultura da empresa, forma como vê as coisas, decide e desenvolve as atividades é crítico para o planejamento estratégico acontecer.

Como gerar uma base para o planejamento estratégico acontecer?
Uma vez que a estratégia foi elaborada, agora precisa ser executada e neste ponto os processos são o ponto principal para permitir acontecer, porque processos representam a operação da empresa, a forma como ela opera as atividades de vendas, produção, finanças, logística etc.

Processos simples e integrados permite que a estratégia desça para a equipe, esta é executada e os gestores conseguem ter uma retroalimentação da operação, podendo assim comparar se o que foi previsto para empresa está acontecendo na prática. Este monitoramento garante o sucesso da implantação do planejamento estratégico através de processos que dão base para comunicação e as atividades fluírem ponta a ponta na organização.

Concluindo percebemos que as melhores estratégias mudam as organizações, principalmente em empresas que tem processos consistentes e que permitam um monitoramento, avaliação e acompanhamento do planejamento estratégico, porque sem processo não tem medição e avaliação dos resultados.

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