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Planejamento Estratégico: Como Fazer?

planejamento estratégico

Já se perguntou por que o planejamento estratégico não acontece no Brasil? Pesquisas comprovam que mais de 80% do planejamento estratégico não chega até o fim. Ou seja, sua empresa não tem norte, modelo de acompanhamento e está solto no meio do oceano da concorrência.  Posso confirmar essa pesquisa porque já trabalhei com centenas de planejamentos, com estratégias interessantes que morreram no meio do caminho.

A principal consequência disso é que sua empresa está perdendo dinheiro por falta de eficiência, na prática ela não coloca todos os recursos que tem na mesma direção, tem várias frentes e não consolida nenhuma. Tem um excelente parque fabril que não vende, ou um excelente time de vendas sem retaguarda da produção, ou tem os dois vendas e produção, porém tem problemas financeiros.

Eficiência significa usar todos os recursos humanos, tecnológicos, operacionais etc. que a empresa tem à disposição para atingir seus objetivos, quando as estratégias, metas, objetivos e a execução de cada um no seu organograma não está claro, afirmo que a empresa está perdendo dinheiro por falta de foco.

E por que isso ocorre?

Agora se esse tema é tão importante, por que não damos o valor devido? Porque temos um problema cultural em nossa nação:  falta de Planejamento, visão de curto prazo em excesso e ansiedade por resultados a curto prazo em detrimento do longo prazo.

Esse cenário é melhor nas médias e grandes empresas que em função do plano orçamentário tem uma cultura de planejamento financeiro e o estratégico acaba acompanhamento.

Mas nas pequenas empresas que representam 99% dos empregos desse país, o cenário é péssimo, porque falta planejamento para compra, vendas, finanças, marketing e principalmente, o pensamento estratégico que orienta a empresa para o futuro e não a apagar incêndios do presente.

Metodologia de Planejamento estratégico

Antes de falarmos de métodos de planejamento estratégico empresarial, precisamos entender o que significa estratégia, que nada mais é do que “caminhos para atingir os objetivos”. De uma forma simples são estratégias que sua empresa cria para diferenciar seu produto dos concorrentes, para agregar valor à sua marca e produtos, ou uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa, assim como a qualidade dos serviços e produtos.

Estratégia são avaliações que sua empresa faz para desenvolver seu negócio e gerar resultados a curto, médio e longo prazo.

Para mim uma estratégia é como uma semente, que precisa ser bem escolhida, tratada, regada e alimentada para quando crescer dê o fruto que a organização espera. Isso leva um tempo para acontecer, desde a criação da visão de futuro, o entendimento do time, sua execução e pôr fim a mensuração dos resultados.

Existem várias metodologias e pensamentos estratégicos no mundo, mas quero passar um modelo simples pensando na grande maioria das empresas que movem nossa economia. Esse modelo segue as seguintes etapas:

Diagnóstico estratégico

Não perca tempo começando um projeto sem entender o que sua empresa já tem, quais são seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades. Além de compreender qual seu posicionamento estratégico no que diz respeito a missão visão e valores.

Para isso recomendo ver o Ebook Planejamento Estratégico onde passo um modelo de uma Matriz S.W.O.T. Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) e terá um modelo para fazer da sua empresa.

Esse diagnóstico é para avaliar o ambiente interno da empresa e o ambiente externo, como resultado sua empresa saberá claramente onde vocês são bons, onde podem melhorar, quais oportunidades estão batendo a porta e quais ameaças sua empresa precisa de proteção.

Desenvolva um Posicionamento Estratégico

Toda organização precisa de inspiração, desafios e inovação. Para isso basta criar uma visão, missão e valores que potencializem sua empresa hoje e amanhã. Não quero que tenham isso na parede ou em banners esparramados pela empresa, mas façam disso um lema de vida que conduzirá as ações e intenções de toda a empresa em direção ao alvo estabelecido nesse posicionamento.

Esse posicionamento precisa ficar claro para toda empresa, desde o porteiro até o presidente e principalmente o mercado. Todos precisam entender como sua empresa agrega valor para o mercado através dos produtos e/ou serviços que desenvolve.

A percepção como você vê sua empresa e como gostaria que o mercado a visse está em jogo, então muito cuidado nessa hora.

Crie Estratégias

Sabendo o posicionamento e o resultado do diagnóstico é chegado a hora de criar estratégias para resolver esses problemas e aproveitar essas oportunidades.  As melhores estratégias são aquelas que “encurtam” o caminho para a empresa atingir seus resultados. Precisamos de menos mi mi mi, menos marketing fantasioso e mais ação.

As estratégias devem ser criadas basicamente para os seguintes objetivos:

  1. Aumentar a receita;
  2. Aumentar a produtividade
  3. Reduzir as perdas;
  4. Aumentar a Lucratividade;
  5. Aumentar a Pontualidade;
  6. Aumentar a disponibilidade do caixa.

Converse com seu time, fale com especialistas, pense em como criar estratégias que se executadas trarão o atingimento dos objetivos listados acima.

Plano de Ação Estratégico

Agora chegou a hora mais difícil do planejamento estratégico. Tirar os planos da cabeça dos executivos e gestores e colocar no papel para rodar. No e-book Planejamento Estratégico incluímos um modelo de P.A.P.E. Plano de Ação Planejamento Estratégico para usar como modelo no desenvolvimento do plano de ação para execução das estratégias.

Você pode usar qualquer modelo, desde uma folha em branco até um software de estratégia. Mas o que importa aqui é ficar claro quais os objetivos, metas, estratégias e ações que o time e empresa precisa fazer para trazer os resultados.

Sem um mapa claro e uma boa conexão entre planos e ações do dia a dia as pessoas se perderão no Mapa da Estratégia.

Execução da Estratégia

Recomendo como especialista que seja dedicado por cada gestor um tempo de 2 horas por semana para acompanhar a execução da estratégia pelo seu departamento.

Semanalmente o Diretor e/ou time responsável pelas estratégias deve acompanhar o quanto as ações andaram em relação aos objetivos.

Essa ação deve ser realizada mensalmente para garantir consistência do plano e atingimento dos resultados.

O maior desafio que vejo nos empresários é a dificuldade em priorizar o tempo para estratégia versus o furacão da rotina do dia a dia.  Agora, volte ao primeiro tópico desse artigo e peço que reveja suas prioridades na execução desse projeto.

Outra dica é a mudança de comportamento, precisamos desenvolver novas competências e comportamentos frente à estratégia. Um deles é a Disciplina, pense no planejamento como sua rotina de alimentação, esse precisa fazer parte do seu dia a dia. Outro ponto é uma postura focada em planejamento, pensar a longo prazo, antecipar ações futuras para que os prazos sejam atingidos. Essas são posturas que irão te ajudar a ser um executivo acima da média.

Ganhos do Planejamento Estratégico

De forma simples, sua empresa terá mais foco e esse refinado mensalmente te ajudará a alcançar os seis grandes objetivos que listei nesse artigo. Para mim, isso justifica qualquer investimento e mudança de comportamento para atingir os resultados que a empresa precisa.

É momento de parar de reclamar do mercado, governo e concorrência. Precisamos pensar e executar estratégias que transformem nossa organização e o futuro da nossa empresa depende de sementes que são plantadas hoje para uma colheita maravilhosa no futuro.

Você não tem controle sobre o futuro, mas sim sobre as escolhas e decisões que toma hoje, então o que está esperando para ler esse ebook e começar esse projeto?

Gosto desse artigo? Então comente abaixo e recomende para seus amigos e empresários, produzimos conteúdo para gerar resultados.

Maicon Putti

CRA/PR 19270 e C.B.P.P

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