Uma das maiores necessidades de qualquer instituição é ser produtiva, usando seus recursos para cumprir seu objetivo com o mínimo de esforço e o máximo resultado e a Gestão de Processos de Negócio pode ajudar nisso.
Outra necessidade é a comunicação. O volume e a quantidade de informação tornaram muitas pessoas e empresas perdidas. Informação que chega na hora errada gera resposta atrasada. Além disso, a necessidade de simplificação tem muita “burocracia”, controles demais, planejamento de menos e resultados medíocres. Tornar a operação simples é difícil, porém fundamental para dar vazão e velocidade nas atividades.
É neste ponto que entra a Gestão por Processos de Negócio. Sua definição mais direta e prática é: uma abordagem para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar os processos de negócio, automatizados ou não, a fim de atingir resultados consistentes com o planejamento estratégico empresarial.
Quais resultados podemos esperar de uma Gestão de Processos de Negócio? Vários. E, invariavelmente, benéficos. São eles:
- Aumento da Produtividade cumprindo prazos e integrando toda a empresa
- Aumento da Qualidade eliminando o retrabalho e desperdício
- Aumento das Vendas com todas as etapas da venda gerando valor desde o plano de venda até o pós-venda
- Informação com qualidade e tempestivamente para Controladoria tomar decisões econômicas e financeiras fundamentais para otimizar o resultado organizacional
- Gestão do relacionamento do cliente com informações precisas para espreitar o contato e volume de negócios com a carteira comercial.
Para fazer tudo isso acontecer é necessário ter um planejamento estratégico claro e objetivo. A partir desse planejamento é possível orientar a empresa para realização de um projeto de processos de negócio.
Alinhar um processo que responda a estratégia da empresa é um fator chave para o sucesso de uma iniciativa de BPM – Gerenciamento de Processos de Negócio.