Ideia Consultoria Empresarial e Treinamentos

Como fazer uma boa gestão de capital de giro?

Um dos pontos mais relevantes para a saúde financeira de uma empresa é o capital de giro, e este requer uma gestão de capital de giro eficiente para que as finanças se mantenham em equilíbrio. Principalmente no início do negócio, muitos empreendedores se esquecem desse fator tão importante, preocupando-se apenas com o investimento inicial. O resultado é que muitas vezes a companhia não é capaz de manter um nível de caixa que seja adequado para poder honrar compromissos assumidos com funcionários, fornecedores e bancos por não ter capital de giro suficiente. Para evitar esse e outros problemas, confira como fazer uma boa gestão de capital de giro na sua empresa:

Não esqueça do capital de giro no início do negócio

O capital de giro é, basicamente, o suporte financeiro que sua empresa terá durante sua operação. Por isso, principalmente no início do negócio, é importante estipular uma quantia que será destinada para o capital de giro no seu planejamento financeiro. Uma das melhores formas de realizar esse cálculo é fazer uma estimativa da soma de todos os gastos fixos da sua companhia em três meses.Assim, você garante que terá margem de segurança caso a empresa enfrente qualquer tipo de contratempo, como pagamentos atrasados de clientes ou um gasto inesperado. Para acertar na hora de estimar o capital de giro é muito importante que você conheça bem os processos da sua empresa. Só assim você saberá em que pontos poderá investir e, por outro lado, onde será possível cortar gastos.

Controles financeiros ajudam na gestão do capital de giro

A administração eficiente do capital de giro fica muito mais simples com a adoção de controles financeiros para fazer o acompanhamento das atividades da companhia. Os dados gerados por esses controles são considerados o primeiro passo para gerir o capital de giro e evitar surpresas financeiras. O controle diário de caixa permite que você analise todas as entradas e saídas financeiras da empresa, além de possibilitar que verifique o saldo que tem disponível em caixa. Por meio do controle diário de vendas você pode acompanhar as operações realizadas por dia e, ainda, qual foi o total de vendas acumuladas no mês. No controle das contas a receber é possível saber todos os valores que têm para entrar em caixa, que são oriundos das vendas que foram realizadas a prazo. Nesse sentido, também é importante fazer o controle de contas a pagar, que é quando você analisa os compromissos financeiros que possui e o período em que tem que pagá-los. No controle mensal de despesas, é preciso registrar o valor de cada uma das despesas da empresa e acompanhar sua evolução.

Capital de giro versus empréstimos

Em algum momento do negócio, muitos empresários se encontram em uma situação em que o capital de giro é escasso (muitas vezes, por pura falta de planejamento financeiro por parte dos gestores). Nesse caso, muitos empreendedores cogitam usar o dinheiro do próprio bolso para honrar com os compromissos da empresa, mas esse não é o procedimento mais indicado. O recomendado é adquirir um empréstimo em vez de misturar pessoa física e jurídica. O dinheiro deve ser usado para a empresa continuar operando e, a partir daí, se planejar melhor para ter sempre capital de giro em caixa. O desequilíbrio no capital de giro é uma das principais causas para a falência de pequenas e microempresas. Evite que isso aconteça com o seu negócio investindo na gestão e no planejamento financeiro para manter esse ponto sob controle. Ainda tem dúvidas sobre a gestão do capital de giro? Deixe um comentário e divida conosco!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Search

Compartilhe

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos