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6 dicas para vencer a crise.

O ano de 2015 definitivamente não vem se apresentando como muito promissor para a economia brasileira. O mercado tem previsto um crescimento zero do PIB, a inflação tende a superar os 7%, acima das metas estabelecidas pelo governo, e já no mês de janeiro tivemos o pior resultado da balança comercial dos últimos 21 anos.

Somando-se a isso o alto valor do dólar, o aumento no imposto sobre folha de pagamento e os já anunciados reajustes no preço da energia e no uso da água, é possível entender que os empreendedores estejam preocupados com a já chamada “crise de 2015”.

Entretanto, a crise não deve ser vista como um bicho de sete cabeças que vai levar o seu negócio para o buraco. O empreendedorismo obtém sucesso na utilização dos tempos difíceis para rever conceitos e buscar novas oportunidades. É preciso estar atento ao mercado e tomar decisões corretas para não se deixar levar pelos ventos negativos.

Para ajudar você a a tomar estas decisões, preparamos 6 ótimas dicas para você vencer a crise de 2015. Confira!

1 – Tenha controle sobre a gestão financeira

Toda empresa espera aumentar o faturamento a todo momento. Isso resulta em uma busca constante por novas vendas, aumento de produção e novos negócios — o que é ótimo. Porém, em momentos de crise, é tão ou mais importante rever a suas contas e otimizá-las. Verifique seus processos e tente descobrir onde é possível reduzir os custos e/ou evitar desperdícios.

2 – Diferencie gasto de investimento

Poderá haver um momento em que o seu fluxo de caixa esteja baixo e seja preciso agir. O corte de gastos já foi apontado como uma boa solução, mas isso não significa que novos investimentos não devem ser feitos. É preciso estudar e priorizar.

Cortar um funcionário por conta de seu alto salário pode não ser um bom investimento, mesmo sendo uma redução de gastos, caso a sua saída signifique uma incapacidade de manutenção de qualidade no serviço prestado. Continue investindo em seu produto e na manutenção e aquisição de novos clientes.

3 – Fique de olho na gestão de pessoas

Trabalhar sua equipe para enfrentar a crise é de extrema importância. Deixe claro para seus funcionários quais são os novos desafios e objetivos traçados para a empresa e envolva cada um deles no processo, deixando claro que todas as equipes e todos os colaboradores influenciam diretamente no sucesso da organização.

Converse com eles e descubra como cada um pode contribuir para esse objetivos. É muito válido também investir em treinamentos e capacitações internas. Essa prática mantém os funcionários motivados e mostra a eles que você está de olho nos seus talentos, que os valoriza e, principalmente, respeita o conhecimento de cada um.

4 – Encontre oportunidades

Use a situação atual como uma oportunidade para aprimorar suas habilidades e explorar novas áreas — ou mesmo repensar o mercado em que já atua. Se a crise de 2015 está afetando sua empresa, provavelmente com seus clientes ocorre a mesma coisa. Busque soluções inovadoras e reinvente-se, para que o seu novo modo de oferecer seus produtos seja um diferencial de mercado.

5 – Crie estratégias

Mantenha o foco no que você deseja para este ano. Com isso em mente, coloque sua equipe em uma sala e criem, juntos, as estratégias certas para atingir esses objetivos. Com um planejamento traçado, fica mais fácil controlar o caminho e ajustar a rota caso seja necessário.

Além disso, se você envolve a equipe na construção dessas estratégias, todos ficam diretamente envolvidos na missão, entendendo mais claramente o seu papel no processo — o que aumenta o comprometimento de cada um e facilita na hora de mensurar os resultados.

6 – Aposte em uma consultoria

Já falamos acima que nem todo gasto é um investimento, e que é preciso priorizar e focar nas soluções que tragam resultados reais e colaborem na superação do período de crise. Invista em uma consultoria para conseguir traçar os planos de modo seguro, consciente e estruturado.

Ajudas externas especializadas e de qualidade são fundamentais e permitem ter uma visão ampla e não condicionada do funcionamento da empresa. Pronto para encarar a crise de frente e garantir melhores resultados para a sua empresa? Conhece outras dicas para passar por esse período turbulento? Conte para a gente!

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