Produzir: como fazer um Diagnóstico de produtividade

Compartilhe

Produzir: como fazer um Diagnóstico de produtividade

02 de outubro, 2017 - por

Produzir: Qual empresa não tem esta palavra por base para levar adiante o seu dia a dia? Seja produzir peças, produzir atendimentos ou vendas, produzir contato, a produtividade é um assunto mais do que recorrente no mercado! E é justamente por isso que ter um diagnóstico de produtividade é essencial!

Como a empresa tem produzido seus trabalhos e como tem sido vista por seus clientes e concorrentes? Tais resultados realmente podem interferir nos números finais do empreendimento ou nada mais são do que análises supérfluas que anda acrescentam ao faturamento?

Conhecimento. Esta é sem dúvida uma das mais importantes bases dentro do ambiente empresarial e investir na regularidade da realização de um diagnóstico de produtividade significa conhecer mais sobre o negócio e sobre quem está próximo a ele.

Longe de ser algo superficial, este tipo de relatório abre os olhos para mudanças e oportunidades que vem chegando e, portanto, não deve ser menosprezado há nenhum tempo!

Entenda mais sobre a importância do diagnóstico de produtividade a seguir e veja por que sua confecção é um passo rumo a um futuro mais assertivo!

 

Diagnóstico de produtividade: O que é isso?

Produtividade, segundo o dicionário, nada mais é do que a característica de algo que é tido como produtivo ou, ainda, que possui a capacidade de produzir.

Desta forma, diagnosticar a produtividade de uma empresa, ou até mesmo de um setor, é algo de fundamental importância para que o trabalho seja mantido no ritmo desejado ou, ainda, seja melhorado conforme os planejamentos e estratégias que foram previamente definidas.

Em outras palavras, o diagnóstico de produtividade tem por principal objetivo apresentar de forma eficiente, através de números e dados reais, as respostas que a empresa busca para saber se a sua forma de trabalhar pode ser considerada como a mais certa.

Os gestores estão exigindo o máximo de sua equipe? O aparato tecnológico da empresa é capaz de acompanhar suas verdadeiras necessidades? A produtividade pode ser considerada como alta enquanto ainda mantem os mesmos padrões de qualidade? Ou é necessário reestruturar processos?

Diagnosticar é responder não apenas a estas questões, mas também a muitas outras que no geral são muito mais profundas e pertinentes ao funcionamento de toda a empresa.

 

O que considera um diagnóstico de produtividade?

Com variações conforme cada caso, o diagnóstico de produtividade tem como base dados sobre a jornada do mês, o número ativo de funcionários trabalhando na operação e o faturamento mensal apontado no período.

Seu principal objetivo é determinar o rendimento da hora pelo funcionário, ou seja, quanto um só funcionário rendeu no período exposto e avaliado. Tal informação poderá ser posteriormente tratada na análise que contrasta o quanto este mesmo colaborador recebe por uma hora de trabalho.

Para fins de resultados mais certeiros, é aconselhável que o diagnóstico de produtividade seja feito em um espaço que considere até 6 meses. Esse calendário permite uma boa visualização de tudo o que está acontecendo e como às variações impactam no funcionamento do negócio.

A avaliação ainda deve considerar oportunidades de melhorias destacando setores ou até mesmo funcionários que estão abaixo da média de atuação e que podem receber treinamento para melhorar.

 

Por que fazer um diagnóstico de produtividade?

Você já sabe da importância e da indispensabilidade do diagnóstico de produtividade, porém ainda tem dúvidas sobre por que fazer um?

Isso é comum, afinal, em um primeiro momento a junção de vários números pode não significar nada visto que é preciso compreensão e leitura para uma verdadeira análise!

Uma coisa é certa, entretanto: Trabalhar com regularidade o diagnóstico de produtividade vai manter sua empresa muito mais atenta e apta a encarar diversos problemas e adversidades da rotina organizacional.

Identificar problemas, tanto os menores quanto os maiores, a partir deste tipo de avaliação torna-se uma tarefa muito mais simples. Não é necessário lidar com o escuro! Você sabe exatamente onde está indo e com quem está contando no momento que investe neste tipo de relatório.

Esse é, portanto, um excelente motivo e justificativa para que o diagnóstico de produtividade deixe de ser uma possibilidade dentro do seu empreendimento e passe a ser, de fato, uma realidade, um acompanhamento que permite aos gestores levar a empresa ao crescimento.

Quer descobrir o seu diagnóstico de produtividade? Acesse já!

Para fechar com chave de ouro e sair da teoria, é chegada a hora de passar por um simulador de diagnóstico de produtividade. Quer saber como anda a sua empresa? Quer entender melhor como a produtividade tem influenciado diretamente nos seus resultados e números mensais?…

A Ideia Consultoria e Treinamento oferece um completo suporte tratando-se deste assunto e por isso mesmo disponibiliza um simulador de diagnóstico de produtividade para que você confira tudo isso que foi falado na teoria diretamente na prática.

Aproveite para descobrir como anda a produtividade da sua empresa traçando este diagnóstico aqui.

Deixe seu comentário

© 2017 - Direitos reservados a Ideia Consultoria

Clickweb Agência Digital